quarta-feira, 23 de julho de 2014

Chucrutz - Notícias Populares - 1974



Escrita inicialmente por Franco de Rosa e desenhada por Sebastião Seabra a série Chucrutz foi elaborada apenas para suprir o espaço no jornal Notícias Populares enquanto os dois autores finalizavam a segunda aventura do Capitão Caatinga, sua primeira criação. Quando os quadrinhistas entregaram a aventura do cangaceiro ficaram sabendo por meio do editor do jornal, Ebrahim Ramadan, que as duas séries seriam publicadas simultaneamente. Franco então passou a realizar a série integralmente, textos e desenhos, usando um traço similar ao de Seabra e batizando o personagem careca de Chucrutz e criando outros personagens coadjuvantes.

Segundo Ionaldo Cavalcanti, em seu livro "O Mundo dos Quadrinhos", editora Símbolo - 1977, " é uma "série humorística criada por Franco em 1974, aparece no jornal Notícias Populares, de São Paulo. Chucrutz é um jovem contador de piadas que não é muito dado ao trabalho."

Segundo o próprio Franco em entrevista concedida ao fanzine Estúdio de Arthur Garcia em 1984 "o Chucrutz não era um personagem, era uma série de tirinhas de humor...".

Nenhum comentário: