quarta-feira, 9 de julho de 2014

Coalhada - Diário Popular - 1978


Durante o Campeonato Mundial de Futebol da Argentina, 1978, Paulo José desenhou uma série de tiras com Coalhada, personagem televisivo de Chico Anysio, que foi publicada em diversos jornais. O personagem também foi lançado em um álbum colorido, Coalhada na Copa, da RGE, atual Editora Globo, no mesmo ano.

Nas palavras do próprio Paulo José: "...sobre Chico Anysioquero contar que, no ano de 1978, desenhei uma série de tiras, patrocinadas pela Ford e publicadas nos principais jornais durante os meses que antecederam a copa da Argentina. O texto era do Chico Anysio e os desenhos eram meus. 

Nesta ocasião o Chico se apresentava num teatro no (bairro do) Bexiga. Quase todos os dias eu ia ao seu camarim para apanhar os textos que ele criava. Mesmo fazendo mil coisas, TV, teatro e livros, Chico Anyzio ainda encontrava tempo para escrever as tiras. 

Posteriormente a Rio Gráfica Editora resolveu editar a revista "Coalhada Na Copa" para ser lançada antes da realização da copa da Argentina. Tive que ilustrar tudo a toque de caixa em uma semana! Trabalhava dia e noite para poder terminar no prazo. Por isso não me orgulho muito do resultado final. E depois de toda correria, desenhando com rapidez incrível... a editora atrasou o lançamento e a revista que só chegou às bancas após o time do Brasil ter sido eliminado. Ninguém no Brasil queria mais ouvir falar em copa da Argentina! Como resultado... um grande encalhe nas bancas...".

Nenhum comentário: