quinta-feira, 10 de julho de 2014

João Cascata - Notícias Populares - 1978




O jornal Notícias Populares sempre teve um bom espaço reservado às histórias-em-quadrinhos, e de autores nacionais em sua maioria. João Cascata foi um dos muitos personagens criados por Jair, era um malandro na linha do Doutor Macarra, de Carlos Estevão, vivia contando vantagens mas estava sempre na pior. 
O desenhista de traço bastante característico e pessoal produziu dezenas de séries de cunho realista ou humorístico, com temática variada, indo do faroeste ao romance e também aos relatos bélicos, durante mais de dez anos. Eventualmente formava parceria com Aziza.
Infelizmente as informações sobre o autor são totalmente escassas. Veja o que nos relata o desenhista Franco de Rosa, contemporâneo de Jair no Notícias Populares:

"Salve, Rocco.

Tenho um monte de recortes dele. Sempre curti. Mas não o conheci nem soube dele. Perguntava no NP e eles também não sabiam informar.
O Novaes disse que uma vez encontrou com ele na redação. Mas não lembro de como ele o descreveu...nem sobre paradeiro dele.
O Jair, assim como o Apa, que desenhava Golden Guitar e quadrinhos para a editora Graúna, e outros tantos dos nossos colegas do traço, ficaram sem referências. Tem vários artistas de HQ dos anos 50 que não tenho a menor informação. Faz anos procuro sobre um cara que fazia o Mazzaroppi para a La Selva, que desenhava cenas em perspectiva. Tinha traço seguro...e um cara que fez uma HQ do Vingador para a Taika...um faroeste de 30 páginas. Romântico...bacana. E ainda a dupla Andy e Raposo, que realizou Os Conquistadores para a GEP, uma graphic-novel com bandeirantes. Roteiro ótimo. Desenho limpo. Com muita influência do Russ Manning...ninguém nunca soube quem são. O editor, Penteado, me falou que eles deixaram o material e nunca apareceram para receber quando souberam o quanto receberiam. Ele só disse que achava que eram publicitários...
Vale uma matéria com esses ilustres desaparecidos...eu e Toni Rodrigues estamos levantando nomes e exemplos...como é o caso do Ral e do Lucaz da Edrel...

Abraços,
Franco."

Nenhum comentário: