quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Flechinha - Diário da Noite - 1951





Luis Destuet (Luiz Amador Destuet, 1920-2002) é mais conhecido por ser capista dos primeiros números da revista O Pato Donald da editora Abril, mas em 1951 o desenhista argentino radicado no Brasil criou para o suplemento feminino do jornal carioca Diário da Noite as aventuras de um simpático cupido chamado Flechinha. As tiras circulavam duas vezes por semana, apresentavam aquele desenho bem característico do estilo de Destuet, e invariavelmente contavam as confusões que o anjinho provocava com suas flechadas.



Trabuco e Trinquete - revista Raio Vermelho - editora Abril - 1950


Luis Destuet, é considerado o primeiro artista sul-americano a desenhar personagens Disney. No entanto, os dados sobre este artista são muito escassos, mas apelando para várias fontes, podemos dizer que Destuet integrou no início dos anos quarenta a equipe de desenhistas que participaram da animação "Upa em apuros" e mais tarde colaborou na revista Pato Donald realizando capas e histórias em quadrinhos.

Outros trabalhos na segunda metade dos anos quarenta foram "Trabuco e Trinquete", ilustrações de livros (por exemplo, "A Rosa e o anel" de W. Thackeray) e uma versão gráfica do programa de rádio popular "Grande Campeonato Pension" que foi ao ar entre 1940 e 1952.

No início dos anos 50 ele começou a colaborar com a Editora Abril do Brasil para quem desenhou muitas histórias de Donald e Zé Carioca

Enquanto isso passou a exercer o papel de professor de desenho para Victor Civita, cuidando da formação de jovens artistas e criando o Grupo Disney, de onde sairiam grandes figuras dos quadrinhos brasileiros como Jorge Kato e Álvaro Moya.

Apesar de seu importante papel e talvez sentindo que não tinha o merecido reconhecimento (seu trabalho também foi publicado na europa), Destuet para de desenhar personagens Disney em meados dos anos sessenta para se tornar escritor. Podemos citar entre suas obras "Cipriano Distraído" e "Gaúchos e Gauchitos".

O desenhista Fernando Ventura, ao tentar entrevistar Destuet, descobriu, por meio de uma sobrinha do desenhista, que ele havia falecido em 2002.

Nenhum comentário: