quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Zarzan - Jornal do Brasil - 1982




Mais uma série que estreou na reformulação da página de quadrinhos do Jornal do Brasil em 1982, Zarzan é fruto do talento de Cláudio Paiva, conhecido hoje por ser um dos maiores roteiristas de programas de humor da TV brasileira.



Desenhista dos quadrinhos de O Sítio do Picapau Amarelo da Rio Gráfica Editora e vindo das páginas d'O Pasquim, Cláudio Paiva usava essa sátira de Tarzan para comentar e criticar a política sócio-econômica do Brasil nos anos de 1980.





Sobre o autor: PAIVA, Cláudio Brasil (?) 

Ele tornou-se conhecido desenhando nma tira muito boa no Jornal do Brasil, Zarzan. Cláudio Paiva, porém, teve sua carreira truncada quando, num momento de ironia, colocou um de seus persona­gens lendo O Globo, o concorrente direto do JB. A direção do jornal não aceitou aquele momento de humor, substituindo as tiras de Zarzan quase imediatamente. Cláudio colaborou para as revistas Chiclete com Banana, do Angeli, e Geraldão, do Glauco. Nessa última, ele fez as páginas de Hip Hop e outras histórias avulsas. 

Em 1984, junto com Reinaldo e Hubert, Cláudio Paiva tornou-se fundador do Planeta Diário. Mais tarde, juntando-se ao pessoal do Casseta Popular, criaram o Casseta & Planeta, publicando, inclusive, uma revista em quadrinhos onde Paiva teve participação. Colaborou também com a Mad da Vecchi e com a revista Bundas. Fez parte também das equipes de criação dos seriados televisivos TV Pirata e A grande família. O livro O Planeta Diário: o melhor jornal do planeta saiu pela Desiderata em 2007. 

Enciclopédia dos Quadrinhos, Goida e André Kleinert - L&PM - 2011

Nenhum comentário: