quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Os Chopnics - Última Hora - 1969




De acordo com Ionaldo Cavalcanti (O Mundo dos Quadrinhos; editora Símbolo; 1977), Os Chopnics são "tiras diárias criadas por Jaguar (Sergio Jaguaribe), satirizando os pseudo intelectuais frequentadores dos bares de Ipanema, publicadas desde 1966 no Globo e no Pasquim como propaganda da cerveja Skol. Entre os personagens, BD, um típico intelectual de mesa de bar que por conta de seu delirium-tremens, passa a criar um ratinho no ombro. BD mais tarde se tornaria o famoso Capitão Ipanema".

A tira passou a ser publicada a partir de 1969 no Última Hora carioca. O delírio de BD é o conhecido ratinho Sig que viria a tornar-se o símbolo do jornal O Pasquim e também teria um alter ego, Otar. O arqui-inimigo do Capitão Ipanema é o vilão Dr. Carlinhos Bolkan.




Segundo a Enciclopédia dos Quadrinhos (Goida / André Kleinert; L± 2011), Jaguar "explodiu no mundo dos comics quando, em 1967, para o Jornal do Brasil, começou a desenhar uma tira diária (a princípio patrocinada por empresa fabricante de cerveja e chopp), "Chopnics". Nessa série, desfilou toda a fauna ipanemense/carioca do fim dos anos 60 início de 70. O personagem principal era um intelectual que vivia num bar ("intelectual não vai à praia, intelectual bebe"). Tinha no ombro um ratinho, que ele chamava Sigmund (como Freud) e que estava lá desde o seu último "delirium-tremens". Sig (como foi abreviado seu nome) tornou-se uma figura conhecida no Brasil inteiro e acabou dominando por completo as tiras dos Chopnics, com seus traumas, megalomania e paixão delirante por Odete Lara, uma das deusas do cinema nacional na época".



Nenhum comentário: