quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Esquininha - Notícias Populares - 1984



A tira Esquininha contava as aventuras e desventuras de um apontador do jogo do bicho e toda a fauna que girava ao seu redor: o aposentado, o malandro, o garoto entregador de jornais e a moça bonitona que faz sucesso na comunidade.

Publicada a partir de janeiro de 1984 no jornal Notícias Populares de São Paulo, era assinada por Juaffer - Gutor / Gibar (Juarez Corrêa e Guto Franco) e levava o copyright da Vizor Produções.




Sobre Juarez Corrêa (1954-2022): Nascido em São Paulo, em 1º de junho de 1954, filho de Alfredo Corrêa da Silva e Dinah Martins Corrêa da Silva, Juarez Corrêa da Silva se mudou com a família para Belo Horizonte com apenas alguns dias de vida e acabou sendo registrado na capital das Minas Gerais. “Sou paulista de fato e mineiro de direito”, lembrou ele em entrevista de 2018 concedida ao Diário do Grande ABC, do qual foi o primeiro chargista. "Começou aos 15 anos, na extinta Folha de São Bernardo e logo foi deixando sua marcante característica na TV Tupi com ilustrações para os programas da emissora. No jornal extinto Notícias Populares estreou com o personagem Esquininha em parceria com Guto Franco, em tiras. No Diário do Grande ABC ilustrou o Suplemento Infantil, Diarinho e conquistou espaço cativo nas páginas de esportes, polícia, política e cidades.

Trabalhou também na Gazeta Esportiva e no site Olé.

Seus personagens ganham ruas e arquibancadas com os símbolos do Esporte Clube Santo André, o Ramalhão e o Tigre, mascote do São Bernardo Futebol Clube. Atualmente, Juarez é chargista do jornal ABC Repórter e ilustrador da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo".

Juarez no Diarinho em 1982 e no livro Mascotes do Futebol Brasileiro (editora MHW - 2006).


Sobre Guto Franco sabemos: "Paulo Augusto Franco, mais conhecido como Guto Franco (São João Del Rei, 20 de novembro de 1959), é um ator, escritor, diretor e compositor brasileiro. É autor do livro O Barbeiro De Valladolid.

Filho de Moacyr Franco, perdeu a mãe ainda criança em 1966. Começou a atuar na televisão desde pequeno nos programas comandados pelo pai na TV Excelsior, TV Rio, TV Tupi. Também passou pela TV Globo, TV Bandeirantes e SBT. Na novela O Grito, escrita por Jorge Andrade e exibida pela Globo em 1975, interpretou o personagem, Guilherme. Outro personagem marcante de Guto foi a Dona Guajarina de A Praça é Nossa. Guto passou pelo Chico Anysio Show como um dos redatores. Foi diretor do humorístico Meu Cunhado, estrelado por Moacyr Franco e Ronald Golias e do 'Ô, Coitado!", estrelado por Gorete Milagres e Moacyr Franco. Foi um dos roteiristas do filme Didi, O Caçador de Tesouros. Foi também diretor e redator final de A Turma do Didi e Aventuras do Didi".

Nenhum comentário: