quarta-feira, 25 de março de 2015

Uk e Uka - A Nação - 1963


Série ambientada na pré-história, na linha do desenho animado Os Flintstones, foi criada por Gedeone Malagola e publicada no jornal paulistano A Nação em 1963. 




A Nação foi um tabloide paulistano das empresas O Esporte e A Hora que circulou entre 1963 e 1964, tendo como diretor-presidente J. B. Viana de Morais e como redator-chefe Nabor Caires de Brito.

Além dos personagens principais, os garotos Uk e Uka, a série apresentava também outros personagens como o chefe da tribo, Reinadio, e o tigre de dentes de sabre Lacustre.





"...Del Bó estava fazendo uma tira para um jornal de São Paulo chamado A Nação que tinha uma página de quadrinhos dirigida por um desenhista chamado Luiz Sanches. (...) O Sanches tinha também uma tira meio autobiográfica chamada Zé Luis, o Gedeone publicava Uk e Uka, entre outras coisas. Sanches era meio que um agente. Através dele conheci o Barbosa Lessa, que era também um agente e para ele eu fiz Jacaré Mendonça que foi publicado no Última Hora de São Paulo".


Depoimento de Rodolfo Zalla para a revista MeMo.

Uk e Uka tiveram revista própria pela editora Pan Juvenil.




Segundo Gonçalo Silva Jr. em seu livro Maria Erótica e o Clamor do Sexo, Minami Keizi utilizou os clichês de Sanches para as suas primeiras revistas na editora Pan Juvenil, depois Edrel.



Nenhum comentário: