sábado, 17 de junho de 2017

As metralhantes aventuras de John Milay - Correio da Manhã - 1970



Com influência dos quadrinhos adultos europeus da segunda metade da década de 1960, como Pravda, Jodelle e Barbarella, esta série foi publicada no Correio da Manhã em 1970 e criada por Ary Koslovsk Paulo César Coutinho.

Arte pope, contracultura e psicodelismo se misturam nas aventuras do "agente de forças ocultas" John Milay, com participações especiais da cantora Marlene, Leila Diniz e do ator e surfista Arduíno Colassanti, na figura de Arduíno Colante.




Mais uma vez o mistério fica por conta dos autores das Metralhantes Aventuras de John Milay. No caso do desenhista, a única referência encontrada foi a do ator Ary Coslov, nome artístico de Ary Koslovsk, nascido em 1942. Na época da publicação da tira teria 27 anos. Pela idade e pela ligação com o mundo artístico pode ser a mesma pessoa.


Quanto ao roteirista, Paulo César Coutinho, existiu um dramaturgo, morto em 1996 e nascido em 1947, teria então 22 anos. Como era ligado à parte de textos, pode ser ele mas, por enquanto, não se pode afirmar com certeza que não seja um homônimo. O próprio Arduíno Colassanti declarou, em entrevista à revista Trip nº 77 que acompanhava a tira pelo jornal, mas jamais conheceu seus autores.




Nenhum comentário: