terça-feira, 17 de abril de 2018

Chopinho - A Gazeta - 1969

Chopinho é mais uma das criações do cartunista Luscar e foi publicado pelo jornal paulistano A Gazeta a partir de 1969 dentro da série Blá-Blá-Blá.

Chopinho é um típico hippie daquele período e faz parte da grande galeria de personagens etílicos das tiras brasileiras, mas num clima de total paz e amor!

Foi publicado também nas revistas Blá-Blá-Blá e Top Top, ambas da editora Taika, em 1970.


Luscar no Almanaque do Biotônico Fontoura - 1969.

Embora não conste na maioria de suas biografias, Luscar trabalhou nos estúdios de Maurício de Sousa na década de 1960. Sobre ele a Enciclopédia dos Quadrinhos (Goida / André Kleinert - L&PM - 2011) reporta: "Luscar - Brasil (1949-2022) - Nascido em Salto (São Paulo), Luiz Carlos dos Santos começou a trabalhar num órgão de propaganda muito conhecido, o Almanaque do Biotônico Fontoura (1969). Colaborou depois como cartunista e às vezes quadrinista em Visão, Ficção em Quadrinhos e O Bicho. Também publicou em O Pasquim, Circo e Chiclete com Banana, em especial com a série "Dr. Baixada", que chegou a sair em miniálbum, Dr. Baixada & Cia (Circo, 1986). Luscar igualmente trabalhou em duas fases da Mad nacional (Vecchi e Record). Participou também do álbum coletivo O novo humor do Pasquim (Codecri, 1977)".


Nenhum comentário: