segunda-feira, 10 de julho de 2017

Hur no Continente Perdido - A Nação - 1963


Humberto U. Ramos, o primeiro astronauta brasileiro, em sua missão de estreia, sofre um acidente e acaba caindo em um continente perdido, habitado por tribos de pigmeus e feras pré-históricas. Esse é o mote de Hur, criado por Wilson Fernandes e publicado pela primeira vez no jornal A Nação em 1963 e 1964.

A Nação foi um jornal paulistano que circulou no início da década de 1960 e que tinha uma boa sessão de quadrinhos, editada por Luís Sanches.



Hur foi um dos muitos tarzanides brasileiros, como Targo e Tarum, com acentuada influência do personagem Tor de Joe Kubert e Thun'da de Frank Frazetta. Foi publicado posteriormente na revista Magia Verde da editora Pan Juvenil/Edrel em 1965 e teve revista própria pela editora Bentivegna. A editora Pan Juvenil aproveitou vários dos clichês tipográficos usados por Luís Sanches em A Nação para produzir suas primeiras edições.



Sobre Wilson Fernandes ficamos sabendo no site Guia dos Quadrinhos que: "Desenhista e editor brasileiro, já falecido. Nos anos 60, trabalhava na editora Pan Juvenil, dos irmãos Bentivegna, onde conheceu artistas como o então iniciante Minami Keizi, em 1964. Este tentou convencê-lo a publicar mangá, sem sucesso. Fernandes achava, com razão, que a moda nos quadrinhos era outra. Assim, na segunda metade dos anos 60 já pela editora Taika, Fernandes escreveu e desenhou, influenciado pela explosão dos super-heróis no Brasil, os três primeiros números do "Escorpião", um novo herói brasileiro, e a edição única de "Bola de Fogo" (1967)...


Revista Hur nº 01 - editora Bentivegna.

Hur na revista Magia Verde nº 01 - editora Pan Juvenil - 1965.



Nenhum comentário: