sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Telinho - O Globo - 1988


Criada pelo cartunista Lor e vencedora do 1º Concurso Nacional de Histórias em Quadrinhos promovido pelo jornal O Globo em julho de 1988, Telinho foi uma série que fazia forte crítica à televisão e ao consumismo. Era protagonizada por um garoto sempre em frente a um aparelho de TV. 

Em seu blog, Lor declara ter realizado mais de 700 episódios da série durante a década de 1980.

Telinho foi distribuída pela Agência Funarte para jornais de todo o país.


Sobre o autor, a Enciclopédia dos Quadrinhos (Goida / André Kleinert - L&PM - 2011) informa: 

LOR - Brasil (1949) - Luiz Osvaldo Rodrigues nasceu em Jesuânia, Mi­nas Gerais. Dublê de médico, professor, cartunista e quadrinista, desde 1973 vem desenvolvendo grande atividade na imprensa brasileira. Começou no Jornal do Brasil. Em 1978, foi vencedor do IV Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Em 1979, trabalhou na criação da série de quadrinhos de resistência contra a ditadura Contra Ataque, deixando um importante registro da época da repressão política. Foi também colaborador de O Pasquim, De Fato e Humordaz, suplemento de humor do Estado de Minas (Belo Horizonte). A partir de 1988, criou uma tira diária publicada em vários jornais, Telinho. Essa começou como crítica bem-humorada a toda uma jovem geração "criada" pela babá eletrônica dos dias de hoje, a televisão, tomando depois outros caminhos, mas sempre ligados à realidade brasileira. 

Lor, nos últimos anos, foi premiado em diversos salões de humor nacionais - Piracicaba (três ve­zes), Curitiba, Rio de Janeiro, Teresina, Montes Claros, Porto Alegre - e internacionais (Japão). Atualmente, desenha para a revista da Associação Médica de Minas Gerais e para página Humor de Segunda, no jornal O Tempo. Apareceu no livro coletivo Cartunismo médico sem contra indicações (2008), organizado por Ronaldo Cunha Dias para a editora Revinter. 




Nenhum comentário: